Ao modernizar uma aplicação tornando-a Cloud Native, conseguimos tirar vantagens de todos os recursos disponíveis na AWS, que possibilitam gerar valor para o seu negócio otimizando ao máximo os custos de utilização. Dessa forma, é possível criar aplicações completas, utilizando tecnologia de ponta, com agilidade e velocidade de entrega, pois já existem diversos serviços disponíveis para uso imediato, como os de AI/Machine Learning, IoT, Blockchain, Data Analytics dentre outros. Se desejar conhecer um pouco mais das vantagens do uso de Cloud, veja mais.
Serverless é a arquitetura nativa da nuvem que permite criar e executar aplicativos e serviços sem preocupações com servidores, eliminando as tarefas de gerenciamento de infraestrutura, como provisionamento de servidores ou de clusters, patches, manutenção do sistema operacional e provisionamento de capacidade. Você pode criar aplicações e/ou serviços, e a AWS cuidará de tudo o que for necessário para executar e escalar aplicativos com alta disponibilidade.
A criação de aplicativos sem servidor significa que os desenvolvedores podem se concentrar no produto, sem se preocupar com o gerenciamento e a operação de servidores, nem tempos de execução, seja na nuvem ou no ambiente local.
Como podemos verificar na figura abaixo, a arquitetura serverless permite disponibilizar as aplicações com o máximo de agilidade, velocidade e com um staff mínimo.
Com serverless, você só paga pelos milissegundos efetivamente utilizados, nunca pagando por tempo ocioso.
Em uma arquitetura serverless, diversos serviços são disponibilizados - na figura abaixo, é possível clicar em cada ícone para conhecer um pouco mais de cada um deles.
(Clique nos ícones para mais detalhes)